Os Cursos Técnicos do Colégio Tableau são programas de educação profissional que habilitam o aluno para uma profissão no mercado de trabalho, com cursos que, por meio de conhecimentos específicos e aulas práticas, o capacite para atuação profissional.

Carga Horária: 1200 horas

Habilitação PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Autorizado a funcionar por Portaria do Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, Lei Federal 9394/96, Resolução CNE/CEB nº 04/2010, Resolução CNE/CEB nº02/2012 e Resolução CNE/CEB nº06/2012; Eixo tecnológico: Ambiente e saúde.

O Técnico de Segurança do trabalho atua de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de Segurança e saúde do trabalho; Ele orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; coleta e organiza informações segurança e saúde no trabalho; Elabora as documentações exigidas pelos órgãos responsáveis SECRETARIA DE TRABALHO E MINISTÉRIO DA ECONOMIA (MTE- MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO) executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle e inúmeras outras atividades relacionadas a prevenção de da segurança e saúde dos trabalhadores.

O Técnico de Segurança do Trabalho atua em qualquer empresa regularmente constituída tendo pelo menos um funcionário, realizando a prevenção de acidentes do trabalho, através de treinamentos, inspeções, uso adequado dos EPI’s e EPC’s.

A Segurança do Trabalho é um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais, portanto, de grande abrangência e diversificação em suas atividades, e apresentando um grande crescimento, pois a formação de pessoal especializado será capaz de atender as necessidades e as exigências do mercado de trabalho nesta área, salvaguardando a integridade física e mental do trabalhador, protegendo-o contra acidentes e doenças profissionais.

* Instituições públicas,
* Instituições privadas
* Fabricantes e Representantes de equipamentos de segurança
* Consultorias
* Treinamentos Construção Civil
* Petróleo e Gás
* Mineração
* Empresas Prestadoras de Serviço
* Assessorias e Consultorias

* Indústrias
* Hospitais
* Prefeituras
* Empresas de eventos
* Órgãos públicos
* Fábricas de alimentos
* Construção civil
* Mineradoras, empresas de extração mineral
* Agroindustria

O curso preparará profissional apto a exercer ocupações relacionadas à função de Técnico em Segurança do Trabalho, tais como:

• Prevenção da morbidade no trabalho.
• Desenvolvimento de uma mentalidade preventiva no trabalho.
• Desenvolvimento de relações interpessoais no trabalho e a responsabilidade social dos profissionais de Saúde e Segurança no Trabalho.
• Desenvolvimento da efetividade nos processos de comunicação, registro de dados e leitura e interpretação de textos e documentos técnicos.
• Compreensão dos processos de trabalhos informatizados

O Técnico em Segurança do Trabalho adquire em sua formação  competências profissionais gerais da Área da Saúde descritas na Resolução CNE/CEB nº 04/2010, Resolução CNE/CEB nº02/2012 e Resolução CNE/CEB nº06/2012 e específicas da Sub área da Saúde e Segurança do Trabalho, conforme Referenciais Curriculares da Educação Profissional de Nível Técnico, que o leva a realizar, sob a supervisão do Engenheiro de Segurança do Trabalho, atividades de caráter técnico, através da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, com capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa própria e espírito empreendedor, bem como capacidade de visualização e resolução de problemas  nas funções de Educação para a Saúde, Proteção e Prevenção e Gestão em Saúde favorecendo o bem estar físico e emocional das pessoas.

O Estágio é o eixo polarizador das várias disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, na medida em que todas, através de um trabalho integrado, oferecem subsídios para o ajustamento profissional do futuro Técnico.

É o momento em que são realizadas as atividades complementares dos variados componentes curriculares que contribuem para a formação do Técnico. O Estágio oferece oportunidades para que ele vivencie os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante o curso.

Em sentido amplo, o Estágio compreende, além das atividades em situações de assistência à saúde, as quais colocam o aluno em contato direto com o paciente, quaisquer outras atividades em situações diversificadas que possam contribuir para o enriquecimento da sua formação profissional.

A organização didática do Estágio abrangerá o planejamento, a execução e a avaliação.

• RG e CPF: do aluno e responsável legal;
• Comprovante de Endereço (com CEP e atualizado): do aluno e responsável legal;
• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Título de Eleitor: para maiores de 18 anos;
• Reservista: para maiores de 18 anos.
• Histórico Escolar do Ensino Médio concluído;
• Declaração de Escolaridade (caso esteja cursando o Ensino Médio).