Os Cursos Técnicos do Colégio Tableau são programas de educação profissional que habilitam o aluno para uma profissão no mercado de trabalho, com cursos que, por meio de conhecimentos específicos e aulas práticas, o capacite para atuação profissional.

Carga Horária: 1200 horas/ teóricas

Estágio: 400 horas

Habilitação PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Autorizado a funcionar por portaria do Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, publicada em 08/02/2000, último parecer técnico 21/09/2018 Eixo tecnológico: Ambiente e saúde, Carga horária: 1.600;

Desenvolver no aluno competências e habilidades que lhe possibilitem exercer com e ciência processos de trabalho na área da Radiologia, centrado nas ações práticas e protecionistas. Estas ações serão fundamentadas no saber, no fazer e no sentir e estarão voltadas ao atendimento das necessidades de saúde do paciente/cliente/comunidade nas diferentes fases do ciclo vital e comprometidas com a proteção e promoção da vida.

O Técnico em Radiologia adquire em sua formação geral competências profissionais específicas identificadas por um conjunto de saberes que os leva a planejar, coordenar, orientar, controlar e executar, no nível operacional, ações relativas aos processos de radiologia, especialmente em sua formação de habilitação no âmbito do setor de radiodiagnóstico, na proteção e prevenção e gestão em saúde.

Conforme regulamentado pela Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985, o exercício da profissão de Técnico em Radiologia, fica disposto à execução das respectivas técnicas:
I - radiológicas, no setor de diagnóstico;
II - radioterápicas, no setor de terapia;
III - radioisotópicas, no setor de radioisótopos;
IV - industriais, no setor industrial;
V - de medicina nuclear.
No âmbito do setor de radiodiagnóstico, São José dos Campos conta com as seguintes instituições na área da saúde, que poderão absorver a demanda dos profissionais de radiologia e diagnóstico por imagem:

*      Casas de Saúde
*      Centros e Postos de Saúde
*      Cooperativa Médica
*      Hospitais e Maternidades
*      Pronto Socorro
*      Sanatórios
*      Clínicas:

•      Médica
•      Odontológica
•      Oftalmológica
•      Ortopédica
•      Pediátrica
•      Psiquiátrica Radiológica
•      Radioterápica

O Estágio é o eixo polarizador das várias disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Radiologia, na
medida em que todas, através de um trabalho integrado, oferecem subsídios para o ajustamento pro ssional do futuro Técnico.

É o momento em que são realizadas as atividades complementares dos variados componentes curriculares que contribuem para a fo rmação do Técnico. O
Estágio oferece oportunidades para que ele vivencie os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante o curso.

Em sentido amplo, o Estágio compreende, além das atividades em situações de assistência à saúde, as quais colocam o aluno em contato direto com o
cliente/paciente, quaisquer outras atividades em situações diversificadas que possam contribuir para o enriquecimento da sua formação profissional.

A organização didática do Estágio abrangerá o planejamento, a execução e a avaliação.

•RG e CPF: do aluno e responsável legal;
•Comprovante de Endereço (com CEP e atualizado): do aluno e responsável legal;
•Certidão de Nascimento ou Casamento;