Os Cursos Técnicos do Colégio Tableau são programas de educação profissional que habilitam o aluno para uma profissão no mercado de trabalho, com cursos que, por meio de conhecimentos específicos e aulas práticas, o capacite para atuação profissional.

Carga Horária: 1200 horas

Habilitação PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Autorizado a funcionar por Portaria do Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, de 24/10, publicada em 26/10/2005, último parecer técnico 17/01/2013; Eixo tecnológico: Ambiente e saúde, Carga horária: 1.200;

Este profissional trabalha de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho; orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva; coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho; executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

* Instituições públicas
* Instituições privadas
* Fabricantes e Representantes de equipamentos de segurança
* Consultorias
* Treinamentos Construção Civil
* Petróleo e Gás
* Mineração
* Empresas Prestadoras de Serviço
* Assessorias e Consultorias
* Indústrias
* Hospitais
* Prefeituras

* Empresas de eventos
* Órgãos públicos

* Fábricas de alimentos
* Construção civil
* Mineradoras, empresas de extração mineral
* Agroindustria

O Técnico em Segurança do Trabalho adquire em sua formação  competências profissionais gerais da Área da Saúde descritas na Res. CNE/CEB nº 4/99 e específicas da Subárea da Saúde e Segurança do Trabalho, conforme Referenciais Curriculares da Educação Profissional de Nível Técnico, que o leva a realizar, sob a supervisão do Engenheiro de Segurança do Trabalho, atividades de caráter técnico, através da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, com capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa própria e espírito empreendedor, bem como capacidade de visualização e resolução de problemas  nas funções de Educação para a Saúde, Proteção e Prevenção e Gestão em Saúde favorecendo o bem estar físico e emocional das pessoas.

O Estágio é o eixo polarizador das várias disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, na medida em que todas, através de um trabalho integrado, oferecem subsídios para o ajustamento profissional do futuro Técnico.

É o momento em que são realizadas as atividades complementares dos variados componentes curriculares que contribuem para a formação do Técnico. O Estágio oferece oportunidades para que ele vivencie os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante o curso.

Em sentido amplo, o Estágio compreende, além das atividades em situações de assistência à saúde, as quais colocam o aluno em contato direto com o paciente, quaisquer outras atividades em situações diversificadas que possam contribuir para o enriquecimento da sua formação profissional.

A organização didática do Estágio abrangerá o planejamento, a execução e a avaliação.

•RG e CPF: do aluno e responsável legal;
•Comprovante de Endereço (com CEP e atualizado): do aluno e responsável legal;
•Certidão de Nascimento ou Casamento;
•Título de Eleitor: para maiores de 18 anos;
•Reservista: para maiores de 18 anos.
•Histórico Escolar do Ensino Médio concluído;
•Declaração de Escolaridade (caso esteja cursando o Ensino Médio).